A Faculdade Anhanguera lança, no primeiro semestre de 2023, cursos técnicos de Enfermagem nas regiões de Campinas, Jundiaí e Ribeirão Preto. O objetivo é o de preparar estudantes para as demandas de empresas de diferentes segmentos e de acelerar o ingresso no mercado de trabalho, por meio da educação de qualidade.
De acordo com o último levantamento da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feito em 2022, apenas 8% dos estudantes brasileiros estão matriculados na educação profissional e técnica. Para comparação, o número é cinco vezes maior (40%) nos países que integram a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e de 46% nas nações da União Europeia.
A modalidade de ensino é voltada para adultos e jovens acima dos 16 anos, para certificação técnica de nível médio, e tem duração de 24 meses. "Nosso compromisso é o de garantir acesso ao ensino formal para pessoas que buscam melhorar sua posição no mercado de trabalho, assim como para alunos do ensino médio que podem cursar de modo simultâneo a formação regular, potencializando as oportunidades de empregabilidade", afirma Rosemary Amorim Merli, diretora da Anhanguera.
Na área da saúde, os cursos técnicos preparam o estudante para a atuação em hospitais, clínicas, laboratórios, escolas, centros de reabilitação, empresas e órgãos públicos. O setor está aquecido desde o início da pandemia da covid-19 – segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram geradas 129.154 vagas para profissionais da saúde no período entre março de 2021 e março de 2022.
A Anhanguera tem como missão oferecer uma formação rápida e de qualidade para capacitar os alunos a conquistarem seu espaço no mercado de trabalho, por meio de um amplo portfólio de cursos, que passa por toda a jornada do aluno – de cursos livres, técnicos e profissionalizantes à graduação e pós-graduação. Os interessados podem encontrar mais detalhes sobre as variadas oportunidades de ensino e inscrições no site oficial da instituição.