Prestes a entrar em funcionamento, o Corredor de Ônibus da avenida D. Pedro I foi debatido na tarde desta terça-feira, 26 de julho, na Prefeitura Municipal, com representantes da ACIRP e comerciantes locais. Na ocasião, o novo conceito de mobilidade urbana da cidade, que trará uma série de benefícios aos usuários do transporte coletivo, foi apresentado pelo secretário de Obras, Pedro Pegoraro e pelo superintendente da Transerp, Marcelo Galli.
Entre as principais vantagens para a população estão o menor tempo de espera pelos ônibus, já que a frequência das linhas será intensificada, e o menor tempo de viagem, pois os corredores foram projetados para priorizar o transporte coletivo, através da semaforização inteligente, e abranger todas as regiões da cidade.
“A frequência das linhas será de seis a dez minutos em média, um ganho muito grande aos usuários, além da implantação de veículos com ar condicionado e wi-fi já no primeiro trimestre de 2023”, explicou o superintendente da Transerp.
O Corredor de Ônibus D. Pedro I terá faixa exclusiva para o transporte coletivo à direita, em ambos os sentidos da via, facilitando o embarque e desembarque de passageiros. Com isso, o estacionamento rotativo de veículos será transferido para as vias transversais da avenida.
“Parte dessas vagas, especialmente as mais próximas da avenida, serão também destinadas às operações de carga e descarga do comércio”, acrescentou Galli.
Já os estacionamentos de recuo (espaço entre a calçada e a edificação) pertencentes aos imóveis comerciais da avenida continuarão a ser permitidos após a implantação da faixa exclusiva.
O secretário de Obras, Pedro Pegoraro, também explicou aos comerciantes novas medidas estruturais projetadas pela Prefeitura para melhorar o trânsito na região da avenida D. Pedro.
“Nossa prioridade é fazer o acesso da rua Maranhão à Via Norte, uma demanda antiga e que trará muitos benefícios a essa região”, finalizou Pegoraro.
Fonte: CCS Prefeitura Ribeirão Preto