Qual o caminho para cuidar da saúde mental antes de virar uma doença?

A Teoria PERMA do psicólogo americano, Martin Seligman, indica cinco pilares essenciais para alcançar o bem-estar sustentável. Médico psiquiatra explica que movimentos são essenciais para realizar essa construção

ROBERTA VIEIRA
23/01/2025 12h10 - Atualizado há 16 horas
Qual o caminho para cuidar da saúde mental antes de virar uma doença?
Crédito: Divulgação
Levantamento recente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), mostra que a venda de antidepressivos e estabilizadores do humor aumentou 11% entre 2022 e 2023. A vida acelerada e a sobrecarga das atividades e responsabilidades constantes contribuem para este aumento, mas é preciso fazer um esforço pessoal para se reconectar com sua essência para encontrar um novo significado para a vida.  

O modelo desenvolvido pelo psicólogo americano, Martin Seligman, o PERMA, indica cinco pilares essenciais para alcançar o bem-estar:  emoção positiva, engajamento, relacionamentos, significado e realizações, que nesta teoria, é quando se chega à felicidade duradoura, mas engana-se quem pense que no caminho não haverá adversidades, pelo contrário, a ideia é justamente desenvolver essas habilidades de forma mais eficiente e enfrentar, com mais leveza, os momentos de dificuldade.  

Para o médico psiquiatra, Ziyad Abdel Hadi, coordenador da Pós-graduação em Psiquiatria com Prática Clínica Supervisionada da BWS, “a prevenção em saúde mental precisa ser trabalhada pelo indivíduo, estabelecendo conexões positivas diante da vida, como um novo propósito. Colocando em prática algumas virtudes, como a esperança, o otimismo, a gratidão e o perdão”.

A teoria do psicólogo americano, o modelo PERMA, foca essencialmente na transformação do indivíduo para que ele esteja satisfeito diante da vida. O “P” trata das emoções positivas - positive emotions - para encarar os desafios com mais energia. Observe, se encante pelo dia de sol, agradeça e sorria. Aprecie o momento presente! O “E” fala do engajamento - engagement - sobre a interação, com outro ou da participação efetiva nas atividades laborais ou não, mas que proporcionem envolvimento e realização. Os relacionamentos, ou simplesmente o “R” - relationships - são importantes para que o indivíduo tenha contato com outras pessoas. “Os laços afetivos, com a família, amigos, além do amor, oferecem compreensão e segurança”, esclarece o médico psiquiatra. O “M” - meaning - é o significado. É quando o indivíduo identifica seu propósito verdadeiro, com ele, a sociedade, a família, o trabalho e até uma causa social, que acredite e faça diferença na comunidade e as realizações “R” - accomplishment - que é bastante subjetivo e diferente para cada pessoa. É a celebração da vitória,  imensurável, mas é algo que foi alcançado e conquistado pelo indivíduo. 

Hoje, no atual cenário da sociedade, em que o trabalho ganha mais espaço que a vida pessoal, como reescrever nossa história? Para Ziyad Abdel Hadi existe o meio do caminho, mas é preciso fazer um exercício diário. “Vida é abertura, com muitas possibilidades, mas também é preciso aprender a colocar limites. Saber dizer "não" pode ser libertador, a depender do contexto”, finaliza o coordenador da Pós-graduação em Psiquiatria com Prática Clínica Supervisionada da BWS."

Sobre a BWS
A BWS é referência em pós-graduação médica, em diversas áreas, como Dermatologia, Endocrinologia, Nutrologia, Medicina Estética e Esportiva,  Psiquiatria com Prática Clínica e Psiquiatria da Infância e da Adolescência, com mais de 30 anos de experiência, além de convênios com universidades, instituições públicas e privadas. Instituição reconhecida pelo MEC.

Sobre Grupo Primum
O Grupo Educacional Primum reúne instituições de renome para oferecer cursos específicos para a área da saúde, de formação abrangente e de alta qualidade. Com objetivo de proporcionar conteúdos e metodologias tecnológicas de ponta, atende às necessidades dos profissionais que buscam conhecimento especializado nas áreas da saúde e negócios.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBERTA BASTOS VIEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp