Instituto Jô Clemente (IJC) celebra 64 anos expandindo sua atuação e reforça sua marca com campanha e parcerias a favor da inclusão

Com ações de conscientização sobre Autismo, Educação Inclusiva, e nova campanha de marca, o Instituto alcança cerca de 10 milhões de pessoas no mês de abril

SARAH ABRãO
09/05/2025 12h26 - Atualizado há 10 horas
Instituto Jô Clemente (IJC) celebra 64 anos expandindo sua atuação e reforça sua marca com campanha e parcerias a favor da inclusão
Foto: Divulgação

O Instituto Jô Clemente (IJC), que celebrou em abril 64 anos de dedicação à causa da inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, também comemorou outros importantes avanços no período. A Instituição realizou diversas ações nas últimas semanas, como o lançamento da campanha de marca, inauguração da exposição da Dona Jô Clemente, uma das mulheres pioneiras na causa da inclusão e firmou parcerias estratégicas para ampliar a conscientização da sociedade sobre o Autismo e a Educação Inclusiva. Estima-se que as iniciativas do mês, somadas às ações on e off line da campanha, impactaram cerca de 10 milhões pessoas.

  • Exposição do Legado da Dona Jô Clemente

A primeira comemoração do mês foi os 64 anos do IJC, cuja história, marcada pela dedicação de Dona Jô Clemente, inspirada pelo amor a seu filho Zequinha, diagnosticado com síndrome de Down, foi o tema central da Exposição "Dona Jô Clemente: uma história que transforma vidas". Inaugurada com um coquetel que reuniu diversas personalidades, a mostra - aberta ao público de segunda a sexta das 9h às 18h - convida a uma imersão no legado de pioneirismo e inclusão de Dona Jô Clemente, utilizando recursos de acessibilidade para garantir que a mensagem alcance a todos os públicos.

  • Lançamento da Campanha de Marca "IJC é da Gente"

Em paralelo às celebrações do aniversário, o Instituto Jô Clemente (IJC) lançou sua campanha de marca, "IJC é da Gente".  É da Gente é mais do que uma campanha. É um posicionamentoÉ sobre reconhecer que o IJC não é “só” uma causa. É de todos nós.

É da mãe que luta. Do pai que acolhe.  Do profissional que cuida.  Do jovem que quer participar. Porque, quando a sociedade entende que a inclusão é dela, a transformação acontece. Com a premissa de que O IJC é feito para pessoas por pessoas. É feito de gente. Gente que não se acomoda, que faz o mundo melhor. O IJC é democrático, é inclusivo, é brasileiro. Não à toa, tem gente até no nome: Jô Clemente.  Humanizar e democratizar: a inclusão em seu mais poderoso sentido. A campanha visa fortalecer a identidade da organização e seus quatro pilares de atuação: Prevenção e Promoção da Saúde, Inclusão Social, Defesa e Garantia de Direitos, e Pesquisa, Ciência e Inovação.

“Ao longo de mais de seis décadas, o IJC tem sido um agente de transformação na vida de milhares de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Doenças Raras e suas famílias. Celebrar este marco é reconhecer a força da nossa história e o nosso compromisso contínuo com a inclusão de todas as pessoas na sociedade”, declara Daniela Mendes, Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC).

  • Ações de conscientização sobre o Autismo

    O mês também teve a divulgação em diversas mídias em cidades brasileiras, como destaque o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo (02/04), uma data importante para o IJC e para toda sociedade. Em um esforço para disseminar informações precisas e combater o estigma associado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a equipe de especialistas da Instituição lançou uma cartilha digital sobre o tema. 
 

"Acreditamos que o acesso à informação de qualidade é a base para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Ao fornecer conhecimento detalhado sobre os sinais do Autismo, os direitos dessas pessoas e desmistificar conceitos errôneos, capacitamos famílias e a comunidade para engajamento com o assunto", enfatiza Daniela.

Outras parcerias estabelecidas em abril que merecem destaque é a união com o São Paulo Futebol Clube (SPFC) e a Turma da Mônica durante o clássico "SanSão" (20/04) no MorumBIS, que representou um momento singular de sensibilização, com personagens icônicos como Mônica, Magali e o coelho Sansão, representando o time da inclusão. A iniciativa contou com diversas ativações de grande visibilidade, como a exibição de vídeo no telão do estádio, volta olímpica com faixa temática, mensagens nos painéis de LED em campo, posts colaborativos com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além da distribuição de revistinhas na sala sensorial do SPFC, alcançando uma audiência de mais de 50 mil pessoas que estavam no estádio, além de mostrar a importância do diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa parceria se estendeu a uma visita da mascote do SPFC, Santo Paulo, na sede do IJC, com o apoio da Via Mobilidade e da Via Quatro para o trajeto até o IJC.  Ele interagiu de forma lúdica com as crianças atendidas, com distribuição de flyers informativos sobre o tema,  participando de atividades sensoriais com produtos neurossensoriais diversos e da Spider P&E, também parceiro do IJC, cujos royalties o São Paulo Futebol Clube abdicou e são destinados ao Instituto Jô Clemente (IJC).

 

 


 

  • Outras iniciativas importantes

No Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva (14 de abril), o IJC reiterou a urgência de garantir uma educação de qualidade, acessível e que promova a equidade para todos os estudantes.

As atividades do mês culminaram com a divulgação do Relatório de Atividades 2024, um documento robusto que presta contas e detalha o impacto significativo do trabalho da Instituição no último ano, alcançando mais de 85 milhões de pessoas por meio de suas campanhas nas redes sociais e realizando mais de 280 mil atendimentos diretos em 2024.

Além disso, a Organização marcou presença em importantes eventos internacionais, como o Global Disability Summit 2025, em Berlim (Alemanha), e o Abril Azul, da Secretaria do Estado da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).
 

 


"Abril foi muito importante, intenso e rico. Encerramos o mês com a convicção de que a colaboração e a dedicação à causa da inclusão nos impulsionam a transformar vidas e a construir um futuro com mais oportunidades para todas as pessoas", declara Daniela Mendes, Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC)


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp