Dia Mundial do Rock (13/07): setor musical fatura R$ 3 bilhões e gera oportunidade para novos negócios
Luthier é uma das alternativas para quem busca empreender no setor
SUZI SANTOS
30/06/2025 09h51 - Atualizado há 6 horas
Foto divulgação
A multidão que esteve em Copacaba acompanhando o show da cantora Lady Gaga confirma o sucesso do mercado fonográfico nacional! Esse crescimento gera oportunidade de negócios que vão além dos palco, oferecendo destaque para nichos que são fundamentais e atuam no backstage, como as luthierias, responsáveis pela fabricação, criação e customização de instrumentos musicais. Segundo a Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima), o mercado musical brasileiro movimenta aproximadamente R$ 13,3 bilhões anuais em seus quatro principais segmentos (instrumentos musicais, fonográfico, shows e eventos, arrecadação de direitos autoriais). O mercado de instrumentos musicais movimenta R$ 2,83 bilhões, resultado puxado principalmente pela venda de guitarras, baixos e baterias. Olhando para os números, a criação de um instrumento de forma artesanal feito por um luthier pode girar em torno de 10 mil reais. E quem gosta e trabalha com música costuma fazer o investimento até pelo lado sentimental. Além disso, a profissão pode ser feita em paralelo com outras atividades como compor, dar aulas e se apresentar em shows, por exemplo. Setor de franquias é visto como oportunidade para quem busca empreender Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 13,5% em 2024, faturando R$ 273 bilhões. Destaque para o segmento de Serviços, que teve um crescimento de 13,1%. De acordo com levantamento da Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), o país possui 47 milhões de brasileiros envolvidos com um negócio (incluindo os formais e informais). A taxa de empreendedorismo atingiu o maior patamar dos últimos quatro anos saltando de 31,6% para 33,4% em 2024. Por fim, dados do Sebrae apontam que foram abertas mais de 4,15 milhões de PMEs no ano passado, um crescimento de mais de 10%. Entre as redes que se destacam está a Torky, primeira microfranquia de oficina de instrumentos musicais móvel. A rede aposta em seu modelo de baixo investimento: o Case Torky — uma bag reparadora de instrumentos musicais que inclui 50 ferramentas. Com ela, o franqueado realiza cerca de 70 tipos de serviços, como regulagem, troca de trastes, limpeza, blindagem, troca de captadores e revisão elétrica, atendendo in loco em escolas, igrejas e estúdios, por exemplo. ’’Nossa expectativa é consolidar a marca como referência em manutenção, educação musical e venda de acessórios, democratizando o acesso à música e profissionalizando o cuidado com os instrumentos. Nosso objetivo em 2025 é chegar a pelo menos 15 unidades. A longo prazo, queremos estar presentes em todo o Brasil, com parcerias locais, participação em projetos culturais e educacionais e fomentando a economia da música”, pontua Márcia Gregini, sócia da Torky.
Conheça os serviços e a Torky Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUZI FRANCIELI DOS SANTOS
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FONTE: https://www.instagram.com/torkyluthieria/