Artistas exploram corpo e cidade em mostra gratuita no Centro Coreográfico do Rio

JULIA OURIQUE
27/08/2025 18h36 - Atualizado há 4 horas
Artistas exploram corpo e cidade em mostra gratuita no Centro Coreográfico do Rio
Na foto, da esquerda para a direita: Karen Lino, Helouysa Costa, Júlia Vicente, Raphi Soifer, Denise Lima (de pé). Ártemis Ayo, Elisa Ottoni e Amanda Corrêa (agachadas) - Crédito: Divulgação

A Associação Cultural Peneira apresenta neste sábado (30) a Mostra de Processos "Fabulações, Corpo e Cidade", no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. O evento gratuito, marcado para as 18h, exibe os resultados de uma residência artística de quatro meses que investigou as relações entre o espaço urbano, a memória afetiva e a expressão corporal.

A mostra reúne trabalhos de dez artistas - Amanda Corrêa, Ana Brito, Ártemis Ayo, Elisa Ottoni, Helouysa Costa, Flora Bulcão, Julie Dantas Camacho, Karen Lino, Laís Castro e raphi soifer - que desenvolveram suas pesquisas utilizando o "método Fabulações do Território", abordagem que conecta as artes da cena à reformulação de fronteiras entre território, casa, rua, real e virtual.

Segundo Laís Castro, artista responsável pela mostra, a proposta vai além de uma simples exibição de resultados. "Acreditamos que compartilhar o processo é tão importante quanto o produto final. Esse momento concretiza a proposta da residência: criar coletivamente a partir da memória, do corpo e da cidade, reconhecendo o território como espaço vivo de experimentação e fabulação", explica.

Entre os participantes estão Amanda Corrêa, integrante da Cia. Étnica de Dança desde 2003; Ana Brito, multiartista que explora a relação entre corpo e território; Ártemis Ayô, estudante de psicologia que investiga não-binariedade e espiritualidade de matriz africana; Elisa Ottoni, atriz e escritora formada pela UniRio; Helouysa Costa, artista plástica e performer; Flora Bulcão, mestra em Dança pela UFRJ; Julie Dantas, produtor musical e técnico de som; Karen Lino, integrante do Bloco Amigos da Onça; Laís Castro, curadora independente; e raphi soifer, artista não binário radicado no Brasil desde 2007.

A Associação Cultural Peneira, realizadora do evento, é uma instituição sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura. Desenvolve formas inovadoras de compartilhar conhecimento e potencializar criações artísticas, valorizando a memória e saberes daqueles que constroem a cidade cotidianamente.

SERVIÇO

Mostra de Processos "Fabulações, Corpo e Cidade"
Data: 30 de agosto de 2025 (sábado)
Horário: 18h
Local: Centro Coreográfico do Rio
Endereço: Rua José Higino, 115 - Tijuca (Anexo ao Assaí Atacadista da Av. Maracanã)
Entrada: Gratuita
Ingressos: Disponível na plataforma Ingressos Rio Cultura 
Classificação etária: 14 anos


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA CAROLINA DO NASCIMENTO SANTOS
[email protected]


FONTE: Orbe Comunicação
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp