O Conselho do 53º Prêmio Exportação RS divulgou os vencedores de 2025 nesta quinta-feira, 26/06, trazendo a indústria de alimentos naturais DaColônia como premiada na categoria Destaque Branding Internacional. A cerimônia de entrega será no dia 14/08, na Casa NTX, em Porto Alegre. Exportando para mais de 20 países, como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Alemanha e Japão, a indústria atingiu um marco importante em 2024: cresceu mais de 120% nas exportações em relação a 2023, com destaque para o envio de snacks funcionais ao mercado norte-americano, principalmente à base de Amendoim. Além disso, ampliou seu e-commerce com crescimento de 68% nas vendas digitais.
“A entrada da DaColônia no mercado externo iniciou de forma estruturada em 2018. Desde então, estamos ampliando a nossa presença, principalmente em canais de alimentação saudável e lojas de produtos naturais, apresentando um crescimento considerável, ano após ano”, salienta Wagner Freitas, Diretor de Marketing. “Nossa certificação de qualidade internacional em conjunto com adoção de embalagens exclusivas para o mercado internacional contribuíram para a maior aceitação da nossa marca fora do país”, destaca.
E trabalha na expansão internacional, além de manter trabalho constante de ampliação da cobertura nacional. Uma das metas é conquistar de vez o paladar dos norte-americanos, indo além das vendas para latinos e brasileiros que vivem nos EUA. Para isso, já conta um funcionário morando perto de Chicago, fazendo contatos e visitando redes. Em maio de 2025, representantes do RS participaram da Sweets & Snacks Expo em Indianápolis. Organizada pela National Confectioners Association (NCA), a feira é uma das maiores vitrines globais para os segmentos de doces e snacks.
“Esta foi a nossa segunda participação consecutiva na Sweets & Snacks Expo, que nos coloca em contato direto com tendências globais e compradores estratégicos. É um momento especial, que confirma a força da DaColônia no cenário internacional. Nossa indústria está preparada para crescer com sustentabilidade, inovação e qualidade”, afirma o Diretor Administrativo Willian Freitas, que esteve no evento. “E foi muito positivo. Voltamos com diversos contatos de aproximação, bem como novos pontos de venda nos Estados Unidos, principalmente”, completa.
Conforme os dois empresários, que representam a terceira geração da família à frente da indústria, DaColônia adota uma estratégia de crescimento baseada em quatro pilares: inovação em produtos saudáveis, sustentabilidade ambiental, certificações internacionais e melhoria contínua dos produtos e a diversidade de atendimento a todos os canais de distribuição. Para isso, em 2024 investiu R$ 15 milhões para melhorar a produtividade, o que resultou em uma produção mensal de cerca de 2,5 mil toneladas. Para 2025, a estimativa é investir mais R$ 20 milhões.
O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: ADVB/RS, ApexBrasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, Correios, Farsul, Federasul, Fecomércio-RS, Fiergs, Transforma RS, Portos RS, Sebrae RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e UFRGS.
Liderança nacional em alimentos à base de amendoim
Com uma moderna fábrica ocupando uma área de 20 mil metros quadrados na Região Metropolitana de Porto Alegre e com mais de 250 skus, DaColônia se destaca pelo portfólio diversificado que contempla desde doces tradicionais, como Paçoquinhas e Pé de Moleque, até produtos funcionais e saudáveis, como Biomassa de Banana Verde, Pastas de Amendoim, Barras de Proteína, entre outros alimentos livres de aditivos e zero açúcares. Além de tradição e inovação, oferece produtos com alta qualidade nutricional, rastreabilidade e responsabilidade socioambiental.
O resultado é a liderança nacional no segmento creme/pasta de amendoim com sua linha Amendo Power, com 28,9% de market share de volume em 2024. No primeiro quadrimestre de 2025, atingiu 30,0% de market share de volume, conforme levantamento da empresa de inteligência de mercado Scanntech. Também é vice-líder na categoria paçocas, tendo registrado 10,7% de market share de volume em 2024. Sucesso que é impulsionado pelo uso de amendoim 100% certificado com o selo Qualidade Certificada Pró-Amendoim ABICAB.
Com mais de 20 mil pontos de venda no Brasil e uma estratégia multicanal, diversificando e destruindo seu mix de produtos em diferentes categorias, a empresa vem contribuindo ativamente para a popularização de alimentos tradicionais e saudáveis, tornando-os disponíveis e acessíveis em todas as regiões do país. No segmento de alimentos saudáveis, a DaColônia é referência nacional, se posicionando como agente transformador, promovendo uma cadeia mais justa e sustentável, com impacto direto na saúde das pessoas e no meio ambiente.
DaColônia é líder nacional em creme/pasta de amendoim com a linha Amendo Power
12 lançamentos em 2024 e novidades para 2025
DaColônia lançou 12 produtos em 2024, incluindo a linha de Snacks Proteicos e linha de Doces Presenteáveis, sempre com foco no compromisso com a qualidade, segurança alimentar e inovação. DaColônia está em fase final de testes para novos lançamentos em bites e barras proteicas. Abaixo, os lançamentos realizados em abril e maio de 2025:
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DINA CLEISE DE FREITAS
[email protected]