Ceará torna obrigatória a integração entre pagamentos eletrônicos e notas fiscais

Com a nova exigência, pagamentos via cartão, Pix ou transferência só podem ser realizados se a nota fiscal for emitida simultaneamente

MARIA DOS SANTOS
03/07/2025 12h28 - Atualizado há 4 horas
Ceará torna obrigatória a integração entre pagamentos eletrônicos e notas fiscais
Freepik

A nova exigência de integração entre meios de pagamento eletrônicos e emissão de nota fiscal já está em vigor no Ceará e deve entrar na mira da fiscalização nas próximas semanas. O decreto nº 36.633, publicado em 19 de maio, determina que todas as vendas ou prestações de serviço pagas com cartão, Pix, transferência bancária ou qualquer outro meio digital estejam tecnicamente vinculadas à NF-e ou NFC-e emitida no momento da transação. A medida passou a valer no mesmo dia.

 

“O objetivo é fortalecer o controle fiscal, reduzir a evasão de tributos e garantir transparência nas operações comerciais. A nova exigência impacta diretamente o processo de venda de empresas de todos os portes, que deverão revisar seus sistemas e formas de recebimento para garantir a conformidade com a legislação”, comenta Moacir Borri, head de produto da vhsys, empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão empresarial online.

 

Com a nova regra, não é mais permitido receber pagamentos eletrônicos de forma separada e emitir a nota fiscal depois. O comprovante de pagamento deve estar obrigatoriamente registrado na nota, no mesmo ato da operação. A prática comum de passar o cartão ou receber um Pix antes de gerar a nota — por um sistema paralelo — passa a ser considerada irregular e sujeita à aplicação de multa.

 

“Para se adequarem à norma, os contribuintes podem adotar diferentes soluções tecnológicas, como o uso de TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), de maquininhas integradas ao sistema de gestão, de links de pagamento vinculados à nota fiscal ou de integrações com gateways e adquirentes, desde que a transação esteja registrada na NFC-e”, destaca Borri.

 

A adaptação pode ser um desafio inicial para muitos negócios, mas também pode servir como oportunidade para rever processos, integrar sistemas e aumentar a segurança das operações. Especialistas apontam que o alinhamento tecnológico será essencial para evitar sanções e manter a regularidade no novo modelo adotado pelo estado.

 

Sobre a vhsys

vhsys é uma empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão empresarial online, direcionadas para micro e pequenos negócios. No mercado desde 2011, a vhsys já ajudou a simplificar a gestão de milhares de empresas, com mais de 22 milhões de notas fiscais emitidas e R$ 60 bilhões movimentados, tudo por meio do sistema.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA DAS GRACAS SILVA DOS SANTOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp