O Festival comKids 2025 chega à sua 16ª edição e apresenta uma programação voltada à formação, difusão e atualização profissional, com debates, masterclasses, workshops e conversas. DE 11 a 16 de agosto, diversos especialistas se reúnem para discutir temas relevantes do universo infantojuvenil e estimular a troca de experiências no setor. As inscrições devem ser feitas a partir do dia 24 de julho no site do festival (www.comkids.com.br)
No dia 11/08, segunda-feira, acontece o Workshop Maleta-Prix Jeunesse Internacional, das 14h30 às 17h30, no Itaú Cultural, com uma seleção dos filmes e séries infantojuvenis premiados na mais recente edição do Prix Jeunesse, com as participações de Aldana Duhalde (jornalista, roteirista e realizadora), Maya Goetz (Diretora da Fundação Prix Jeunesse) e Beth Carmona (Midiativa / VP TV Cultura, FPA). No mesmo dia, acontece a Masterclass sobre animação com criadores de obras marcantes da animação brasileira como Aline Belli (Belli Studio/Abranima), Bruno Bask (Mono Animation), Hugo Picchi (ator, dublador e manipulador de bonecos) e Erickson Marinho (roteirista e cineasta da Viu Cine), a partir das 10h30, na ESPM.
No dia 12/08, terça-feira, às 19h30, no Itaú Cultural, o evento promove a “conversa comKids: Da Ideia à Realização” - encontro com produtores do audiovisual infantojuvenil que compartilham seus processos criativos e os desafios enfrentados na produção de obras em diferentes formatos. Participam do bate-papo Erickson Marinho (roteirista, cineasta e ator, criador de títulos como Os Guerreiros da Rua, Além da Lenda e Os Guerreiros da Rua 2 – A Missão) e Claudia Bautista (produtora de conteúdos do canal colombiano Eureka, responsável pela série documental de animação Animalxs), Nicolás Pino (Diretor de TV e criador de projetos infantojuvenis - NTV - Chile), que apresenta o Noticiário infantil “¿Qué Sucede?”, e Haroldo Borges e Paula Gomes, que são parte do coletivo baiano Plano 3 Filmes, onde realizaram juntos mais de 15 projetos, entre os quais, se destaca o premiado “Saudade fez Morada aqui Dentro”, pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar 2025.
No dia 13 de agosto, quarta-feira, às 19h30, o Itaú Cultural recebe a conversa “Curadoria e curadores, pensando na audiência”, que propõe uma reflexão sobre os critérios e responsabilidades envolvidos na seleção de conteúdos audiovisuais para crianças e adolescentes. Na roda de conversa estarão Melina Sícalos (Uruguai), curadora, programadora e gestora de conteúdos audiovisuais com atuação em espaços públicos e privados; Karen Garib (CNTV, Chile), responsável pela produção audiovisual do Consejo Nacional de Televisión do Chile; e Kety Nassar, coordenadora de produção de conteúdo e curadora da plataforma Itaú Cultural Play, com ampla experiência em gestão de projetos culturais, e Vicky Romano, Participa ativamente de mostras de cinema, festivais e outras organizações do audiovisual para a infância como moderadora, curadora e júri. Atualmente faz parte da equipe Red TAL (Televisión América Latina).
Na quinta-feira, 14 de agosto, das 17h30 às 18h30, no Sesc Vila Mariana, acontece o “Momento comKids MIA – Movimento pela Infância e Audiovisual”, que discute os rumos das políticas públicas voltadas à infância no setor audiovisual. No encontro participam Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e integrante do Conselho Superior de Cinema, e Maria Angélica dos Santos, educadora e especialista em alfabetização audiovisual com atuação em Porto Alegre. No mesmo dia, a partir das 19h30, a ESPM recebe a “Conversa comKids - Conselhos infantis em ação: Meninos e meninas compartilham experiência de participação”, onde crianças integrantes de Conselhos Infantis de canais latino-americanos compartilharão suas experiências de participação em decisões de conteúdo, com as participações de Cielo Salviolo (Argentina), gestora cultural argentina, uma das criadoras do canal Pakapaka e Diretora da Escola Plus,, e Sandra Tellez (Colômbia), produtora de conteúdos infantis e especialista na criação de conselhos infantis na Colômbia. O encontro marca o lançamento internacional do podcast criado pelo Conselho TALi (Conselho de meninos e meninas da América Latina da Red TAL).
Já na sexta-feira, 15 de agosto, às 14h, o festival promove o “Momento comKids Adolescência”, abordando o impacto de uma minissérie britânica sobre violência na adolescência e o papel da curadoria e mediação nesses temas sensíveis. Participam Sérgio Rizzo (crítico de cinema, roteirista e professor), Belinda Mandelbaum (psicanalista e pesquisadora da USP), Ana Cristina de Souza (GEPROS, Sesc SP) e Sophie Costa (jovem diretora do projeto Imprensa Jovem). No mesmo horário acontece a atividade “Zona de Impulso”, voltada exclusivamente a produtores pré-inscritos e selecionados, que recebem orientação de especialistas do setor audiovisual sobre seus projetos.
No sábado, 16 de agosto, o destaque é o workshop “Valores para o Futuro no Audiovisual Infantojuvenil”, conduzido por Maya Goetz, diretora do Prix Jeunesse International, na ESPM. Voltado a produtores, educadores e demais interessados no setor, o workshop é gratuito.
E no domingo, 17 de agosto, o festival encerra com uma atividade extra dedicada ao público infantojuvenil e às famílias: a oficina “Claquete – Mãos na Massa com Câmeras”, das 14h às 17h, no Sesc Vila Mariana. A atividade será conduzida pela atriz e produtora Daniela Gracindo, criadora do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC), que desde 2009 desenvolve projetos que estimulam a criação audiovisual entre crianças e adolescentes.
Para mais informações e a programação completa, é só acessar o site do festival: www.comkids.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALERIA MAGNABOSCO BLANCO
[email protected]