Em um cenário onde a responsabilidade social corporativa ganha cada vez mais protagonismo, o investimento de empresas privadas em Instituições se revela uma ferramenta estratégica de impacto. Cada vez mais atentas ao papel social que exercem, companhias têm investido em Organizações da Sociedade Civil (OSC) para gerar impacto positivo e valor compartilhado. A atuação conjunta vai além da filantropia e transforma realidades ao unir apoio, capilaridade e compromisso com causas sociais.
Para Organizações sem fins lucrativos, esses aportes são essenciais para manter os atendimentos sem custos para a população e inovações que surgem durante o ano voltadas à saúde e inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Com mais de 64 anos de atuação, o Instituto Jô Clemente (IJC) atua em todas as fases da vida de uma pessoa, desde o nascimento à longevidade, além de apostar em soluções sustentáveis que ampliam a autonomia e a participação social ativa das pessoas que atende.
Esses investimentos, que não se limitam somente ao apoio monetário, são pilares que possibilitam ao IJC realizar mais de 280 mil atendimentos anuais, abrangendo todas as fases da vida e atuando em diversas frentes, como Saúde, Inclusão Social e Ciência, Pesquisa e Inovação. Já para as empresas, essa sinergia permite gerar valor compartilhado e construir um legado autêntico de inclusão e responsabilidade social.
"O investimento social privado é a força por trás de muitas de nossas iniciativas. Ele nos permite promover oportunidades para pessoas com deficiência, fortalecer a inclusão e a autonomia. Além disso, a organização atua na construção de um arcabouço intelectual e propositivo que torne a deficiência não uma barreira, mas sim em um elemento enriquecedor para o desenvolvimento do país", afirma Priscilla de Arruda Camargo, Gerente de Marketing, Comunicação e Captação de Recursos do Instituto Jô Clemente (IJC).
Parcerias que transformam vidas
Um exemplo é o projeto “Caminho Seguro”, desenvolvido pelo Instituto Jô Clemente (IJC) com financiamento da Fundação Alstom. A iniciativa ganhou ampla repercussão na mídia, com mais de 20 matérias publicadas e um alcance superior a 2 milhões de pessoas. O projeto utiliza a Realidade Virtual para simular trajetos de metrô, preparando pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo para mobilidade urbana com mais autonomia e segurança. Essa iniciativa já beneficiou mais de 900 pessoas atendidas, demonstrando como o conhecimento especializado de um parceiro pode gerar soluções práticas e mensuráveis.
Outra parceria é com a Curaprox, por meio do Marketing Relacionado à Causa (MRC) *. Foram criadas edições especiais de escovas de dente, que destacam a causa do IJC, revertem recursos e impulsionaram as vendas em 33% mais rápidas nas lojas, evidenciando o engajamento do consumidor com propósitos sociais. Além disso, ainda em 2025, a Instituição também lançará a “Casa da Inclusão e Longevidade”, um projeto desenvolvido em parceria com a Fundação Beneficente Elijass Gliksmanis. O espaço será dedicado ao fortalecimento da independência e autonomia das pessoas atendidas por meio de atividades práticas do cotidiano, como lavar a louça, escovar os dentes, utilizar o banheiro etc.
Superando desafios e olhando para o futuro
A Captação de Recursos e a formação de alianças estratégicas no Terceiro Setor enfrentam desafios como a instabilidade econômica e a alta competitividade por investimentos. No contexto da inclusão, o IJC observa, inclusive, um certo recuo em estratégias de Diversidade & Inclusão (D&I) por algumas grandes empresas globalmente, impactando o cenário nacional.
Para superá-los, a Instituição adota uma estratégia proativa de diversificação de receitas e busca por modelos de parceria inovadores, que integram a expertise do parceiro à causa. Priorizando o alinhamento de propósito, potencial de valor compartilhado, a transparência e perenidade dos relacionamentos, baseados na confiança e na comunicação constante do impacto gerado.
"Enxergamos o futuro das parcerias intersetoriais como o caminho mais promissor para a inclusão social no Brasil. Convidamos empresas e Organizações a se unirem a nós nesta jornada. Seu investimento se traduz em autonomia, oportunidades e um legado duradouro de uma sociedade mais justa e equitativa ", conclui Taiana Almeida – Supervisora de Captação de Recursos do Instituto Jô Clemente (IJC).
Para saber mais sobre as formas que uma empresa pode apoiar o IJC, acesse: Empresa | Instituto Jô Clemente
(*) Marketing Relacionado a Causa (MRC): estratégia em que uma empresa estabelece uma parceria com uma Organização sem fins lucrativos ou uma causa social para promover seus produtos ou serviços, enquanto também apoia financeiramente ou de outra forma a causa escolhida.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
[email protected]