Fundação Banco do Brasil e UnB lançam edital para apoiar o desenvolvimento de Tecnologias Sociais em todo o país

Iniciativa inédita do Laboratório de Tecnologia Social (LabTS) da Fundação BB vai selecionar, para processo de incubação, projetos que promovam transformação social

APEX COMUNICAçãO
29/07/2025 15h29 - Atualizado há 1 dia
Fundação Banco do Brasil e UnB lançam edital para apoiar o desenvolvimento de Tecnologias Sociais em todo o
Acervo projeto IrrigaPote

A Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), lançou um edital voltado à seleção de instituições sem fins lucrativos para o apoio no desenvolvimento, aprimoramento e reaplicação de Tecnologias Sociais. 

O edital é uma iniciativa do Laboratório de Tecnologia Social (LabTS) da Fundação BB e busca identificar soluções que impactem positivamente comunidades em situação de vulnerabilidade social. “Tecnologia Social é um caminho estratégico para a inclusão produtiva, a sustentabilidade e a geração de renda. Nosso objetivo é fomentar práticas inovadoras que dialoguem com as demandas reais das comunidades”, afirma Kleytton Morais, presidente da Fundação Banco do Brasil.

De acordo com Rogério Miziara, gerente de Soluções Institucionais da Fundação BB, o LabTS funcionará como um centro colaborativo de análise, pesquisa e apoio técnico. Os projetos selecionados passarão por um processo de avaliação conduzido por especialistas da UnB e da Fundação BB, com base em critérios como impacto social, sustentabilidade, reaplicabilidade e participação comunitária.

“Mais do que mapear boas práticas, o LabTS vai nos permitir entender como essas Tecnologias Sociais se comportam em diferentes contextos e quais elementos são decisivos para seu sucesso. Vamos construir conhecimento aplicado e apoiar sua disseminação com mais segurança e eficiência”, explica Rogério Miziara.

Como participar

As inscrições podem ser feitas até 29 de agosto, por meio do site Transforma!. Podem participar instituições sem fins lucrativos de todo o país.

As propostas inscritas no edital deverão propor soluções para os desafios nos temas de Segurança Alimentar, Mudanças Climáticas, Renda, Educação, Saúde e Violência nas Periferias. Na primeira fase, serão selecionadas até 20 iniciativas que receberão um prêmio semente em dinheiro, no valor de R$ 50 mil cada. Na etapa seguinte, as finalistas participarão de um desafio e os projetos selecionados receberão um aporte de até R$ 150 mil para a reaplicação da respectiva Tecnologia Social.  

Entre os benefícios do edital estão a maior qualificação da Tecnologia Social com as adequações sociotécnicas implementadas no processo de incubação, a certificação do Curso de Capacitação em Tecnologia Social pela UnB, maior visibilidade para o projeto e a oportunidade de participar de ecossistemas de inovação. 

A iniciativa está alinhada à missão da Fundação BB de promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social com foco em territórios de maior vulnerabilidade. O edital completo está disponível no site da Fundação Banco do Brasil, com todas as regras, cronograma e orientações para a inscrição.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINE CAMPOS DA VEIGA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp