Condor conquista 1º lugar no Prêmio de Disrupção em Inovação com a primeira esponja biodegradável do Brasil

Empresas de todo o país participaram da competição da Gröwnt Tecnologia foi lançada depois de dois anos de pesquisa

PORTA VOZ
14/08/2025 17h48 - Atualizado há 10 horas
Condor conquista 1º lugar no Prêmio de Disrupção em Inovação com a primeira esponja biodegradável do Brasil
Porta-Voz

A Condor, líder em diversas categorias dos segmentos de Limpeza Doméstica e Profissional, Higiene Bucal, Beleza e Ferramentas para Pintura, acaba de ser reconhecida com o 1º lugar na categoria Impacto Ambiental ou Social do Prêmio de Disrupção em Inovação, promovido durante o GT Innovation Summit 2025 pela Gröwnt, um dos maiores ecossistemas de inovação do país. O prêmio destaca empresas que aliam tecnologia, estratégia e visão de futuro para transformar mercados e gerar impacto real. Concorrendo com projetos de todo o Brasil, a Condor foi premiada pelo lançamento da primeira esponja biodegradável do país, fruto de dois anos de pesquisa e desenvolvimento da equipe de Limpeza.

 

Além de contar com uma banca composta por especialistas do setor e jornalistas experientes, o evento é o único da América Latina e Europa a aplicar o SDI - Score de Disrupção em Inovação - algoritmo patenteado que avalia os projetos com base nas melhores práticas globais. A auditoria foi realizada pelo supercomputador Apollo 2000, desenvolvido pelo Centro de Computação de Alto Desempenho da UFPA (CCAD/UFPA), garantindo ainda mais credibilidade ao resultado. Em segundo e terceiro lugares na mesma categoria ficaram, respectivamente, a Melhoramentos e a CLS Brasil. “A ferramenta SDI foi desenvolvida pela Gröwnt e patenteada no Brasil e em Portugal e analisa tecnicamente os projetos e realiza uma classificação com base em diversas variáveis de referências do setor como o Manual de Frascatti. O primeiro lugar da Condor demonstra o nível elevado de inovação do projeto", explica Cristiano Vicente, diretor de inovação da Gröwnt.

 

 “Inovar com propósito é o que nos move. Levar essa conquista para o GT Innovation Summit, entre tantos projetos incríveis, é uma confirmação do nosso trabalho: unindo eficiência, tecnologia e cuidado com o planeta”, comemora Fernanda Djanikian, diretora de Marketing da Condor. Gilson Gugelmin, responsável pela área de Inovação e Estratégia completa: “Ver um projeto como esse nascer, crescer e ser premiado nacionalmente é motivo de muito orgulho. Nossa esponja não é só uma inovação técnica, ela é uma resposta real aos desafios ambientais do nosso tempo”.

 

Lançada em maio na APAS Show, a Esponja Biodegradável Condor é um marco na história da marca. Desenvolvida com tecnologia de ponta, ela contém um aditivo orgânico incorporado à sua formulação ainda na fase inicial da produção. Esse aditivo é o responsável por acelerar o processo de decomposição da esponja, tornando-a 100% biodegradável em ambiente anaeróbico. A decomposição ocorre até 25 vezes mais rápido do que nas esponjas convencionais, que podem levar de 100 a 600 anos para desaparecer do meio ambiente. O produto foi testado e certificado de acordo com o método de análise ASTM D 5511-11, que comprova sua biodegradabilidade em ambiente anaeróbico por ação microbiana.
 

O funcionamento é altamente técnico e inovador: em contato com ambientes sem oxigênio, o aditivo promove a formação de um biofilme que atua diretamente nas cadeias do polímero, estufando sua estrutura e tornando-a atrativa para microorganismos que aceleram a degradação. O processo resulta em gás metano (CH4), gás carbônico (CO2) e húmus, enriquecendo o solo e fechando um ciclo virtuoso de sustentabilidade.
 

 “Foram dois anos de pesquisa, testes, ajustes e muito trabalho até chegarmos a uma fórmula que unisse desempenho e sustentabilidade. Esse reconhecimento é também uma homenagem à dedicação de toda a equipe envolvida”, conta Gerson Grohskopf, gerente de marketing  do segmento de Limpeza Doméstica da Condor.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA FERNANDA GUIDA ESCOBAR CARVALHAES
[email protected]


FONTE: Fernanda Djanikian, Gerson Grohskopf e Gilson Gugelmin (Divulgação)
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp