Nesse fim de ano, em que a grande competição de futebol do mundo ocorrerá, a sala de TV ganha ainda mais protagonismo, ambiente em que as pessoas se reunirão para acompanhar cada detalhe dos jogos. A luminosidade da sala de TV é fundamental para garantir conforto e descontração. Afinal, uma boa iluminação torna o ambiente ainda mais aconchegante.
Para fazer a escolha ideal, deve-se levar em conta três fatores: o tipo de lâmpada, sua composição e funcionalidade no espaço. Pensando nisso, a designer de interiores da Lorenzetti, Claudia Tieko, sugere dicas de como ter um projeto de iluminação ideal para a sala de TV.
Invista em spots. O spot é usado para criar focos de luzes diferentes. Na sala de TV, o produto é recomendado para obter uma luminosidade indireta, controlar a claridade do ambiente e não atrapalhar as imagens do televisor. “O spot pode ser aplicado nas laterais da televisão, por exemplo, evitando reflexos e desconforto. Portanto, nunca coloque o produto em cima do aparelho para que a luz não prejudique o contraste de cores da tela”, indica a designer.
Escolha a temperatura ideal. As lâmpadas com cores quentes (amarelas) proporcionam uma sensação de tranquilidade no ambiente, além de não forçar os olhos, por não ofuscar as imagens. Para isso, o indicado é utilizar o produto com intensidade de 2700k e 3000k para garantir esse conforto visual. “Aposte em painéis de embutir, spots, ou até luminárias nessa composição”, completa Claudia.
Opte pelo LED. As lâmpadas em LED são ótimas alternativas para projetos de iluminação, pois, além de alta durabilidade, são ecoeficientes, garantindo uma redução de até 80% do consumo de energia elétrica.