17/10/2022 às 08h00min - Atualizada em 17/10/2022 às 08h00min
Artigo: A visão do futuro
Divulgação Estamos no mês de outubro - mês que comemoramos o Dia das Crianças. Data muito especial, com comemorações e muitos presentes. Mas fica um alerta para os pais, tios, avós, padrinhos… quantos anos a criança tem? Será que já é o momento dela ter um tablet, celular,…? Quais os benefícios ela teria?! E essa exposição à tela, realmente faz mal!? Prejudica a visão do meu filho?! Perguntas bastante frequentes no dia a dia… E que devemos nos fazer antes de decidir dar esse passo com nossos filhos, afinal é nosso dever zelar pela sua saúde e bem estar.
Com a pandemia acabamos acelerando a exposição à tela das crianças, com as aulas onlines e a impossibilidade de sair de casa. Um processo que já vinha aumentando no decorrer dos anos, mas que teve um salto nesse período por conta do COVID.
Como reflexo desse aumento das telas nas crianças e adolescentes observamos nos consultórios oftalmológicos um grande aumento no número de casos de miopia e aumento do grau. Segundo dados do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) 72% dos oftalmologistas entrevistados - 295 médicos participaram da pesquisa - constataram um aumento no número de casos de miopia em crianças de 0 a 19 anos no período da pandemia.
A miopia tem fatores genéticos associados, porém fatores externos, ou seja de hábitos de vida também influenciam na sua instalação e progressão. O excesso de atividades de perto, fadiga ocular pela manutenção do foco prolongado, falta de estímulo de luz natural em ambientes abertos, falta do uso da visão de longe… São fatores que predispõem um crescimento excessivo do globo ocular - esse olho mais alongado acaba focalizando a imagem antes da retina, embaçando os objetos de longe - A famosa Miopia! E quanto mais cedo a miopia aparece maior o risco de chegar em graus altos - a alta miopia aumenta o risco de doenças graves como descolamento de retina, maculopatia, glaucoma, catarata…
Vivemos hoje uma “epidemia” de miopia. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) se continuarmos nesse aumento progressivo no número de casos de miopia em 2050 mais de 50% da população mundial será míope.
Na tentativa de conter esse avanço, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças com menos de 2 anos não tenham exposição a telas próximas, de 2 a 5 anos de até 1 hora por dia e acima dos 5 anos no máximo 2 horas por dia.
E aí fica o alerta, e a ponderação… quanto às novas gerações ganham e perdem com essa nova realidade da tecnologia adentrando e ocupando todos os espaços?!
Seria possível um uso com moderação, sem exageros?! Acredito que esse seja o melhor caminho…
Patrícia Kakizaki
CRM 146.179
Oftalmologista especialista em Retina Clínica e Cirúrgica pela UNIFESP
Estágio na Universidade de Tsukuba - Japão