06/12/2022 às 18h00min - Atualizada em 06/12/2022 às 18h00min

Confira dicas para decorar apartamentos e ambientes com metragens reduzidas

Divulgação

Quem vive em grandes cidades sabe o desafio que é morar em espaços cada vez menores. Decorar ambientes pequenos requer planejamento e criatividade, sem deixar de aproveitar cada cantinho. A decoração, além de trazer mais personalidade ao lar, ajuda a deixar o espaço mais funcional. Ou seja, decorar ambientes pequenos não só é possível como pode ajudar muito a organizar a casa de maneira mais inteligente.

Juliana Alcantara, coordenadora de mercado de decoração, organização e jardinagem da Telhanorte, conta que a primeira dica para ter sucesso é não usar objetos em excesso e que atrapalhem a circulação. “Para ambientes pequenos, a frase ‘menos é mais’ se encaixa perfeitamente”, comenta.

Ainda que se tenha um espaço reduzido, é possível montar um ambiente aconchegante, estiloso e confortável. A partir deste conceito, a coordenadora da Telhanorte dá seis dicas para decorar os ambientes de forma prática.

1 – Unir espaços

Unir dois espaços como a sala de TV e a sala de jantar ou a sala de estar e a cozinha americana pode dar aquela sensação de amplitude ao ambiente. “Quem mora em apartamento e tem uma varanda aberta, por exemplo, pode integrar o espaço e fazer uma varanda gourmet também”, sugere Juliana.

2 – Use as paredes

Quando o espaço é pequeno, as paredes são a melhor alternativa para a decoração. Quadros, espelhos e outros objetos podem fazer a diferença e trazer originalidade ao ambiente.

3 – Estantes e prateleiras

É possível também aproveitar as paredes para fixar estantes e prateleiras, que serão úteis para guardar os pertences e criar composições decorativas com itens que remetam ao estilo dos moradores. Também é possível compor esses ambientes com caixas organizadoras que além de manter organizado dá um toque de cor.

4 – Invista em espelhos

Os espelhos são responsáveis por ampliar os mais diversos ambientes como sala, quarto, banheiro e até cozinha. Uma forma interessante de usar é colocando atrás de uma mesa de jantar, por exemplo, que dá a sensação de um espaço com o dobro de tamanho.

5 – Iluminação

Um ambiente com pouca luz pode parecer ainda menor do que é, portanto, uma boa iluminação colabora para a leveza do cômodo. “Procure utilizar a luz natural das janelas para trazer a sensação de amplitude”, conta a coordenadora.

6 – Móveis 2 em 1

Sofás que viram camas, mesas de centro ou puffes que servem como baú e mesas que se transformam em estantes são algumas opções de móveis que possuem mais de uma utilidade. Esse tipo de mobília economiza espaço, já que um único móvel desempenha a função de dois.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://avozderibeirao.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp