O ano começou com boas novas no Projeto ViDançar. O aluno Guilherme Leonardo de Souza, de apenas 8 anos, morador do Complexo do Alemão, foi aprovado na audição da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO), a mais antiga instituição brasileira dedicada ao ensino da dança e à formação de bailarinos clássicos do país, ligada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
“Hoje me encontro num estado de felicidade extrema, porque o meu filho está realizando um sonho e estamos radiantes! Ele começou a dançar aos 6 anos, no ViDançar, com apenas um ano de balé, já conseguiu bolsa no Studio Gouveia e agora tem esse resultado. Para um menino que mora numa comunidade pobre e perigosa, ver ele crescer cada dia mais é uma felicidade fora do normal. Só posso agradecer a todas as portas abertas e as oportunidades dadas pelo ViDançar e pelo Studio Gouveia”, exulta Beatriz de Souza, mãe de Guilherme, toda orgulhosa.
Além das aulas de dança rotineiras, desde dezembro, uma turma de alunos do ViDançar participou de um super intensivo com treinos técnicos comandados por uma especialista sensacional: a bailarina e professora de balé Renata Gouveia, que pertenceu ao corpo de baile do Municipal por muitos anos e hoje está à frente do Studio Gouveia, parceiro valiosíssimo para o projeto.
“É com grande alegria que celebramos a aprovação do Guilherme! Ele demonstrou não apenas talento, mas também uma determinação admirável para alcançar os seus objetivos. Cada esforço, cada treino e cada momento de estudo valeram a pena, e agora ele inicia uma nova fase repleta de aprendizado e crescimento. É uma honra fazer parte do treinamento de crianças tão especiais e queridas”, diz Renata.
Para Ellen Serra, CEO do Projeto ViDançar, a aprovação do Guilherme é resultado de um trabalho de todos os envolvidos com o projeto, que atua há 15 anos no Complexo do Alemão: “Cada um do nosso time tem participação nesta conquista, que é de todos nós! Ver nossos pequenos bailarinos dando saltos gigantes é muito emocionante. Estamos muito felizes em levar o amor do ViDançar para o lendário Theatro Municipal, através da sua escola de dança, que vai completar 98 anos de atividades agora em abril”, afirma Ellen, que aposta toda a sua força de trabalho no ViDançar.
São 15 anos de Projeto ViDançar
Fundado em 2010, o ViDançar começou suas atividades no Complexo do Alemão, com uma turma de balé com 14 meninas. Hoje, atua também em Duque de Caxias e atende mais de 500 pessoas. Além das aulas de balé, breaking e jazz, o projeto oferece oficinas de reforço escolar (português e matemática), inglês, espanhol, audiovisual e xadrez. Há também a Rede de Mulheres ViDançar, que realiza rodas de conversas e oficinas de costura.
Desde 2013, o ViDançar prepara seus alunos para audições das melhores escolas de dança e já inseriu mais de 50 alunos em centros profissionalizantes de dança, entre as quais Escola Bolshoi, EEDMO Theatro Municipal, Petite Danse, Deborah Colker, Escola de Dança Alice Arja e Conservatório Brasileiro de Dança. O Luís Fernando Rego, um dos ex-alunos do projeto, foi bailarino profissional da companhia Tivoli Ballet Skole, na Dinamarca, e agora está se desenvolvendo no Dance Theatre of Harlem, em Nova York, ao lado da bailarina Ingrid Silva.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MONICA CRISTINA RAMALHO CUNHA
[email protected]