Férias escolares mudam rotina em condomínios de todo o país

11/07/2025 11h08 - Atualizado há 10 horas
Férias escolares mudam rotina em condomínios de todo o país
Luiz Fernando Maldonado - divulgação

Com a chegada das férias escolares, condomínios residenciais em todo o país experimentam um aumento significativo na presença de crianças e adolescentes nas áreas comuns.

Esse cenário, embora propício a momentos de lazer, exige atenção redobrada de pais, síndicos e moradores para garantir o cumprimento das normas internas, evitar conflitos e preservar a segurança de todos.

 

Para o advogado especializado em direito condominial, Luiz Fernando Maldonado, neste período de férias escolares também costuma haver flexibilização maior das regras previstas na convenção e no regulamento interno, a fim de proporcionar momentos de lazer maior para todos:

 

- “O período de férias costuma gerar tensão porque são mais crianças nas áreas comuns dos condomínios durante todo o dia. Neste mês as regras costumam ficar mais flexíveis, como horário estendido em relação ao funcionamento das quadras, playgrounds e piscinas, por exemplo. Por isso, a atenção de pais e síndicos deve ser redobrada”, destaca Maldonado.

 

De acordo com o advogado, condomínios podem se precaver, através de medidas simples:

 

- “Os condomínios devem ampliar os comunicados sobre os cuidados no trânsito, pois são mais crianças e adolescentes brincando e correndo. Também são comuns condomínios organizarem colônias de férias para as crianças. Tudo isso é possível”, destacou Luiz Fernando Maldonado.

 

Segundo ele, as regras nas unidades continuam valendo, como horários de silêncio, supervisão obrigatória de adultos para determinadas atividades e normas de higiene e comportamento. Já para garantir boa convivência, as recomendações de Luiz Fernando Maldonado incluem a comunicação clara e preventiva, com uso de canais como e-mail, grupos de whatsapp e avisos em elevadores.

 

- “As férias escolares são sim um convite à diversão, mas, em ambientes compartilhados, é preciso cuidado para que esse momento não se transforme em tensão. Seguir normas, supervisionar com atenção e agir com bom senso — tanto por parte dos pais quanto dos síndicos — garante que o período sirva para estreitar relações e fortalecer o espírito de comunidade no condomínio. Além disso, essa flexibilização de horários pode ampliar a satisfação e simpatia dos moradores em relação a síndicos ou administradores”, finalizou.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp