Dia do Comerciante: brasileiros celebram data com crescimento de empreendimentos próprios nos Estados Unidos

11/07/2025 14h17 - Atualizado há 5 horas
Dia do Comerciante: brasileiros celebram data com crescimento de empreendimentos próprios nos Estados Unidos
Danila Rizo Palmieri está à frente da Connect Solutions

Em 16 de julho, comemora-se no Brasil o Dia do Comerciante, data criada para homenagear aqueles que movimentam a economia, criam empregos e impulsionam o desenvolvimento local. No entanto, o espírito empreendedor do brasileiro tem ultrapassado fronteiras. Um número crescente de brasileiros tem escolhido os Estados Unidos para empreender e abrir seus próprios negócios, aproveitando oportunidades de crescimento e estabilidade econômica.

 

Esse movimento internacional é mais do que tendência: é uma realidade consolidada nos últimos anos. De microempreendedores a donos de redes de restaurantes, lojas de varejo, salões de beleza e empresas de serviços, os brasileiros têm demonstrado capacidade de adaptação e visão estratégica ao conquistar espaço no competitivo mercado norte-americano.

 

Segundo a executiva e consultora de RH Danila Rizo Palmieri, à frente da Connect Solutions — empresa especializada na internacionalização de negócios —, o crescimento desse perfil de comerciante é notável. Ela acompanha de perto essa migração empreendedora e observa que muitos brasileiros estão encontrando nos EUA um terreno fértil para concretizar seus sonhos.

 

“Cada vez mais brasileiros buscam autonomia financeira e estabilidade por meio de seus próprios negócios fora do Brasil. Os Estados Unidos oferecem um ambiente de negócios previsível, segurança jurídica e apoio a pequenos empreendedores — características que atraem muito os comerciantes brasileiros”, explica Danila.

 

Quais são os negócios mais comuns entre brasileiros nos EUA?

 

De acordo com Danila Rizo Palmieri, as áreas mais buscadas pelos brasileiros que decidem empreender nos EUA incluem:

 

•          Gastronomia (restaurantes, food trucks, confeitarias, empórios)

•          Serviços de beleza e estética (salões, clínicas de estética, barbearias)

•          Logística, construção e limpeza

•          Importação e exportação de produtos brasileiros

•          Consultoria e tecnologia

•         

“O diferencial do comerciante brasileiro é a criatividade, a resiliência e o atendimento acolhedor, que conquista tanto brasileiros quanto americanos”, destaca a especialista.

 

Empreender fora como alternativa de crescimento

 

Para muitos brasileiros, o empreendedorismo nos Estados Unidos é também uma estratégia de mobilidade social e, em alguns casos, de legalização da residência no país por meio de vistos ligados a investimentos ou atividades comerciais.

 

Danila acrescenta que o processo de abertura de uma empresa nos EUA é mais simples do que no Brasil, e que o apoio de profissionais especializados é essencial para garantir o sucesso do projeto.

 

- “A internacionalização exige planejamento tributário, conhecimento das legislações estaduais e, principalmente, adaptação cultural. Mas com suporte correto, os resultados são promissores.”


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp