O festival conta com apoio cultural da Sociedade Dante Aliguieri e da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Os organizadores esperam receber mais de 15 mil pessoas no evento, que terá 15 expositores. Eles vão oferecer aos visitantes comida típica, como lasanha, polenta, nhoque, capeletti, calzone, pizza, parmegiana, doces, gelatos, vinhos e muito mais. E o público também poderá participar de oficinas de culinária.
Segundo o coordenador cultural do 1º Nostra Itália, Fábio Rodrigues, Ribeirão Preto não celebrava a comunidade italiana desde 2019, quando ocorreu a última edição do Festitália. “É de suma importância essa retomada, considerando o Brasil como o país com maior número de imigrantes italianos no mundo. E nossa região concentra grande parte dos ítalo-brasileiros. Por isso, não podemos deixar de celebrar nossos imigrantes e seus descendentes por mais tempo”, disse o coordenador.
Para a secretária de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Isabella Pessotti, o Nostra Itália é a melhor maneira de celebrar a cultura de um povo que tem a cara da cidade. “Ribeirão Preto é uma cidade que recebeu muitos imigrantes italianos e eles foram, em grande parte, os edificadores, os construtores dessa cidade tal como nós a conhecemos. Os imigrantes italianos trouxeram também uma cultura de hábitos e costumes, de gastronomia que precisa ser preservada, que precisa ser difundida, e é por isso que o Nostra Itália tem essa enorme importância, porque ele resgata e difunde a cultura italiana”.